Escleroterapia convencional
O que é?
A escleroterapia convencional é também conhecida como secagem de vasinhos ou aplicação de vasinhos. É uma técnica que usamos algumas substâncias em diversas concentrações e/ou combinações para o tratamento dos vasinhos mais superficiais da pele que incomodam bastante, tanto esteticamente quanto provocando sintomas locais de dor, queimação e ardência.
Para quem é indicada?
A secagem/aplicação de vasinhos é indicada para todos aqueles que sentem algum incômodo gerado pelos vasinhos superficiais da nossa pele. As mulheres são mais acometidas, mas os homens também podem se beneficiar desse tratamento.
Vale lembrar que os vasinhos são veias bem fininhas, menores do que 3 mm, superficiais, podendo ser mais vermelhas ou mais arroxeadas, dependendo da sua origem.
Existe alguma contraindicação?
Na escleroterapia convencional, usamos algumas substâncias para fazer a secagem dos vasinhos. Então, quem é alérgico a essas substâncias não pode fazer esse tipo de aplicação. Além disso, você precisa se programar para o procedimento porque ele pode provocar alguns hematomas (sabe aqueles roxos nas pernas?) e, por isso, deve-se evitar tomar sol enquanto eles não desaparecem para evitarmos manchas indesejáveis.
Se você estiver com alguma infecção no local das aplicações, também aconselhamos adiar a realização da escleroterapia.
É um mito que pacientes diabéticos não podem fazer a secagem dos vasinhos. Isso porque, mesmo usando glicose na maior parte das aplicações, o volume injetado é muito baixo.
Além disso, a função da glicose é fazer uma inflamação local e, por isso, muito pouco é absorvido pela circulação geral.
Outro importante ponto a ser lembrado é que a escleroterapia não pode ser realizada durante a gestação.
É muito importante que você mantenha uma relação sincera com o seu médico, nesse caso. Informações importantes não podem ser esquecidas ou omitidas.
Como é feito o tratamento?
Usamos diversas substâncias para fazermos a secagem dos vasinhos. A mais utilizada é a glicose, mas também usamos a monoetanolamina (ethamolin®) e o polidocanol líquido.
Existem diferentes concentrações de cada um deles o que faz com que a gente tenha uma infinidade de possibilidades ao combinarmos todas essas substâncias.
A experiência do médico vascular, o calibre, a cor dos vasinhos e o tipo de pele da paciente são muito importantes para a escolha da substância a ser usada na sessão de escleroterapia.
Nós usamos uma agulha bem fina para a injeção da substância dentro do vasinho alvo do tratamento. Cada vasinho é tratado individualmente para termos os resultados desejados.
O número de sessões é bem variado conforme a quantidade de vasinhos a ser tratado, o local na perna onde se encontram, seus calibres e a cor dos vasinhos.
Aqueles que são muito fininhos e avermelhados são os mais difíceis de serem tratados.
E o resultado?
O resultado das sessões de aplicações é bem variado entre as pacientes. Algumas respondem melhor do que outras. Por isso, o tratamento exclusivo e individualizado é muito importante quando falamos em escleroterapia.
Quais os riscos?
A escleroterapia/secagem de vasinhos é um procedimento bastante seguro, feito na própria clínica que conta com estrutura de segurança para a realização dos procedimentos.
O procedimento de aplicação de vasinhos, como todo procedimento, também tem seus riscos. Existem os riscos de manchas, surgimento de pequenas úlceras na pele e o que chamamos de flebite (sabe aquela inflamação da veia que surge após coleta de exames de sangue em algumas pessoas?).
Esses riscos são bastante reduzidos com a técnica correta e o uso da substância correta para a veia de calibre correto.
Cuidados após o tratamento?
Após o seu tratamento de secagem de vasinhos, podem surgir alguns hematomas. Enquanto existirem esses hematomas, deve-se fica longe do sol. Isso dura cerca de 2 semanas.
No dia da sessão de escleroterapia, recomendamos não praticar atividade física após. Antes do procedimento está liberado.
Em alguns casos, a paciente sai com meia elástica após a aplicação. Nesses casos, geralmente, a meia deve ser mantida por 48 horas. Não se preocupe, ensinamos maneiras para poder banho com a meia e isso não se tornar um problema.